hand-print-for-Earth-WeekSomos uma empresa de engenharia com dimensão multidisciplinar, criada com intuito de trazer para o Brasil novas soluções e tecnologias para o tratamento, manejo e disposição final adequados dos resíduos sólidos urbanos.

Fundamentados na experiência e know-how de nossa equipe, desenvolvemos soluções inovadoras para o gerenciamento dos resíduos, planejando, executando e operando instalações de tratamento e beneficiamento de resíduos domiciliares, contribuindo para a minimização dos impactos ambientais causados pela disposição inadequada.

Uma de nossas prioridades é fornecer idéias para deixar o planeta mais limpo através de projetos para o tratamento de resíduos urbanos, objetivando a preservação de nossos recursos naturais.

Estamos inseridos no mercado da Economia Verde, uma vez que nossa atuação é pautada pelo preceito do desenvolvimento sustentável em benefício da sociedade.

Nosso pressuposto é a aplicação da inovação para o alcance da sustentabilidade em plantas de tratamento de resíduos.

Nossa preocupação

A modificação dos hábitos de consumo, a industrialização, a urbanização e o crescimento populacional são fatores que influem diretamente na quantidade e composição dos resíduos. Nas últimas décadas, em virtude principalmente do aumento do volume e diversidade de resíduos gerados, as formas tradicionais de disposição final tem esbarrado em seus limites, assim como o manejo inadequado. Baseando-se nessa realidade fez-se necessário o desenvolvimento de soluções eficazes, através de muito estudo e pesquisa, que trouxessem resultados efetivos e de baixo custo, o desenvolvimento de tecnologias capazes de amenizar os impactos sócio ambientais causados pelo manejo e disposição inadequados do “lixo”.

Conceito

Nosso trabalho busca aproximar a tecnologia e o manejo de resíduos. Entre eles não existe ruptura: a coleta seletiva, os sistemas de tratamento e o monitoramento interagem em uma única rede. Esse sentido de unidade é capaz de nos despertar para responsabilidades individuais e para o poder da transformação que têm nossos atos.

Missão

Temos como missão a oferta de soluções inovadoras para a utilização dos resíduos como recursos alternativos, estimulando a economia e contribuindo para a proteção do meio ambiente.

Nossa Equipe

Christiane Dias Pereira - Engenheira civil e advogada, especialista em gestão empresarial e direito ambiental, atua como doutoranda e coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS) no Brasil e como presidente do Instituto CReED. Com trajetória profissional formada pela pluralidade de eixos temáticos, foi como diretora de empresas que abarcou responsabilidades voltadas para o nível tecnológico e jurídico, participando de projetos nacionais e internacionais. Atuação especializada em tratamento mecânico e biológico de resíduos sólidos urbanos há 18 anos, com atividades desenvolvidas juntamente à órgãos públicos e empresas privadas, desde o desenvolvimento de conceitos tecnológicos, implementação de plantas de tratamento de RSU até avaliação técnica e desenvolvimento de análise de risco e projetos de financiamento para a FINEP e CAIXA. Ministra capacitação em gestão de resíduos para os Ministérios, Secretarias Estaduais e Municípios brasileiros, como também para bancos públicos, agências ambientais, entre outras entidades públicas. Atua como professora em valorização de resíduos na PUC-RIO, TUBS, FESP-SP e SENAC-Jundiaí.Christiane Dias Pereira – Engenheira civil e advogada, especialista em gestão empresarial e direito ambiental, atua como doutoranda e coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS) no Brasil e como presidente do Instituto CReED. Com trajetória profissional formada pela pluralidade de eixos temáticos, foi como diretora de empresas que abarcou responsabilidades voltadas para o nível tecnológico e jurídico, participando de projetos nacionais e internacionais. Atuação especializada em tratamento mecânico e biológico de resíduos sólidos urbanos há 18 anos, com atividades desenvolvidas juntamente à órgãos públicos e empresas privadas, desde o desenvolvimento de conceitos tecnológicos, implementação de plantas de tratamento de RSU até avaliação técnica e desenvolvimento de análise de risco e projetos de financiamento para a FINEP e CAIXA. Ministra capacitação em gestão de resíduos para os Ministérios, Secretarias Estaduais e Municípios brasileiros, como também para bancos públicos, agências ambientais, entre outras entidades públicas. Atua como professora em valorização de resíduos na PUC-RIO, TUBS, FESP-SP e SENAC-Jundiaí.

 

Hubert BaierHubert Baier – Doutor em mineralogia, geocientista e pesquisador, desenvolveu atividades juntamente à Holcim na busca por alternativas para a matriz energética. Trabalhou na EnTeCo em recursos energéticos alternativos, na empresa Deutag-remex AG atuou no prétratamento de recursos minerais para a produção de clinker. Responsável por atividades e implementação de plantas cimenteira, na Dyckerhoff AG, na Alemanha. Em 2006 assumiu o cargo de diretor na empresa ECOWEST que foi a primeira em-presa alemã a ser certificada como provedora de combustível secundário para co-processamento. Atuou entre 2007 e 2010 em diversos países no desenvolvimento de conceitos sustentáveis para a promoção de resíduos em energia. Entre 2010 e 2013 atuou para o ThyssenKrupp como gerente de co-processamento na empresa Vecoplan-FuelTrack GmbH para produção de combustível derivado de resíduos. Assessorou normativas alemãs para a regulação do emprego de combustível secundário. Foi editor da publicação técnica ZKG do segmento cimentício. Atualmente é diretor-sócio da empresa de consultoria WhiteLabel-Tandem Projects e.U (WLTP).

 

Luiz Carlos Reichenbach de SousaLuiz Carlos Reichenbach de Sousa – Doutor em engenharia química e pesquisador, atua como consultor independente. Com experiência extensa na indústria cimenteira tendo como foco a gestão de resíduos, implementou projetos estratégicos de valorização.

Entre o período de 1991-2000 atuou no Instituto Paul Scherrer desenvolvendo projetos de pesquisa voltados tanto para o ciclo de vida dos materiais quanto para a recuperação energética.  Após esta experiência atuou no grupo Holcim por 14 anos, assumindo diversas posições de liderança e projetando a empresa como referência, a nível global, em recuperação energética e redução de emissões de GEE.

 

Olga KasperOlga Kasper – Formada em Geografia, possui Mestrado em Geografia Aplicada com ênfase em Gestão do Meio Ambiente e de Resíduos Sólidos pela Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule (RWTH Aachen, Alemanha).  Participou de projetos internacionais durante a Graduação, como a introdução de conceitos de Educação Ambiental em Tena, Equador. Desenvolveu, em conjunto com órgãos municipais, um plano de Gerenciamento Energético para a cidade de Lich, na Alemanha, resultando em redução de custos e da emissão de gases do efeito estufa no município. Atualmente é Assistente Administrativa Ambiental na Terra Melhor Ltda., atuando em temas relacionados ao Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos Sólidos Urbanos e participando em projetos nacionais e internacionais.

 

Fábio Lippi Silva

Fábio Lippi Silva – Formado em Ciência da Computação, com especialização em Gerenciamento de Projetos, atualmente é Professor Universitário, Coordenador de Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Centro Universitário Módulo, Diretor de Projetos na Tradex Alliance Brazil, empresa especializada em Comércio Exterior, e consultor em projetos na Terra Melhor Ltda.

Possui experiência em ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos e TI, tendo atuado em diversos projetos de cooperação internacional nas áreas de resíduos, TI e comércio.

 

ChristineChristine Pereira-Glodek – Pedagoga e técnica em administração e educação ambiental, tem participado de projetos no Brasil e na Alemanha em matéria de gestão de resíduos sólidos urbanos em parcerias e intercâmbios de informações entre a Universidade Técnica de Braunschweig, CReED e prefeituras brasileiras, órgãos públicos e entidades privadas. Cuida da organização de eventos e dá apoio em visitas técnicas. Faz tradução de textos e atua como intérprete consecutiva. Também trabalha na Alemanha em projeto educacional de terapia curativa baseada na antroposofia. Fala português, alemão e inglês. É coautora de trabalhos publicados em obras coletivas.